top of page

CUIDAR DA ÁGUA. CUIDAR DA SAÚDE.

A água é uma substância extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. Ela faz parte do corpo de todos os organismos vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos.

Por isso, é importante que todos tenham a conscientização da importância da água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, 760 mil crianças menores de cinco anos morrem por causa de diarreia, provocada pelo consumo de água sem tratamento. Diante desse cenário, o Fórum abordará o modelo de desenvolvimento vigente que impõe ao ambiente urbano graves consequências, como aceleração do crescimento das cidades, poluição da água, do ar e do solo, que aliados às novas tecnologias e ao desconhecimento mundial da extensão dos danos sociais e ambientais, potencializam a vulnerabilidade e os riscos para os ambientes das cidades, além de gerar problemas de longo prazo.

8º Fórum Mundial da Água

Entre os dias 18 e 23 de março, a água é o centro das discussões em Brasília (DF), sede do Fórum Mundial da Água. Em sua oitava edição, o evento, que é realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, conta com a participação do Ministério da Saúde, juntamente com instituições internacionais, na coordenação dos debates sobre o tópico “Água e Saúde Pública” incluso na temática “Pessoas”.

O evento é um espaço aberto a todos os setores da sociedade e recebe empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes de governos locais, estaduais e nacionais, legisladores, organismos nacionais e internacionais, membros de Comitês de Bacia Hidrográfica, organizações não governamentais (ONGs) e demais representações da sociedade civil.

Veja o que você pode fazer para contribuir:

  • Fique atento a torneiras pingando

  • No chuveiro: quanto mais rápido o banho, maior a economia

  • Arejador de água para a torneira

  • Na hora de lavar a louça: limpe os resíduos antes de abrir a torneira

  • Ao dar descarga: aperte o botão adequado

  • Nas residências com piscina: priorize a limpeza em vez de substituição da água

  • Verifique constantemente a existência de vazamentos

  • Ao regar as plantas: use o regador em vez da mangueira

  • Na pia do banheiro: abriu, usou, fechou.

Fonte: Site do Ministério da Saúde



bottom of page