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Vai malhar??? então vamos falar sobre ÁGUA.

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo não somente no dia a dia, mas também durante a prática de atividade física. Beber água parece uma prática simples mas, acredite, há pessoas que esquecem desse compromisso simples com a saúde e não alcançam a quantidade ideal de consumo por dia.

No corpo humano, a água auxilia no transporte dos nutrientes essenciais que aumentam a energia e melhoram a saúde, portanto, é fundamental que haja consumo diário de pelo menos 1 a 3 litros de água. Durante a atividade física, a transpiração do corpo pode eliminar mais líquido do que o corpo é capaz de produzir, dependendo da intensidade da atividade, e, para que o corpo não fique desidratado, é necessário fazer ingestão de água antes, durante e após as atividades.

Manter-se hidratado é imprescindível. A composição muscular é composta por 75% de água e quando o corpo sente a ausência desse líquido, a saúde fica comprometida. A desidratação ‘abre caminhos’ para diversas alterações negativas no corpo como temperatura renal, aumento de temperatura corporal, respiração, circulação sanguínea e formigamento de mãos e pés.

Sintomas da Desidratação

Perdemos muito líquido quando praticamos uma atividade que exige esforço corporal.Além da perda de líquido, há também perda de sódio e potássio, portanto, é indicado também que, além de bastante água, o praticante de atividade física, principalmente os de alta intensidade, consumam bebidas isotônicas, que possuem em sua composição carboidratos e eletrólitos. Água de coco também é excelente opção para manter-se hidratado.

Veja alguns sintomas da falta de água no organismo:

– Fadiga

– Vertigens e tonturas

– Câimbras

– Alterações na visão e na audição

– Elevação da frequência cardíaca

Como evitar?

A melhor maneira de prevenir problemas de saúde causados pela desidratação corporal é consumindo bastante água cotidianamente. Em dias de treino, hidrate-se pelo menos duas horas antes com cerca de 500ml de água. Durante os exercícios, estabeleça um intervalo a cada 15-20 minutos para ingerir líquidos.

Apesar da hidratação ser fator primordial, vale lembrar de evitar o exagero, pois este pode comprometer o desempenho durante o exercício.

Em caso de dúvida, o ideal é procurar um nutricionista.




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