HIDRATAÇÃO - O PODER DA ÁGUA HEXAGONAL
- Julio Nacle
- 6 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
A prática de uma alimentação saudável compreende um padrão alimentar adequado às necessidades individuais assim como a ingestão hídrica diária suficiente. A alimentação é um hábito essencial à vida do ser humano pois não comemos apenas porque necessitamos de ingerir nutrientes para o funcionamento do nosso corpo, mas cada vez mais por motivos socioculturais e de satisfação pessoal e esquecemo-nos de um bem tão essencial: a água.
A água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e ainda tem como funções:
Ser componente essencial do sangue, linfa e de todas as secreções corporais;
Intervir nos processos de digestão, absorção, metabolismo e excreção do organismo;
Manter a temperatura corporal.
A quantidade de água que o organismo necessita deriva da necessidade dos fluidos corporais individuais. São diversos os fatores que influenciam as necessidades hídricas diárias, nomeadamente a idade, a gravidez e lactação, a atividade física, o tipo de alimentação, o clima e as perdas aumentadas que podem ocorrer derivadas de vómitos, náuseas, entre outros.
No entanto também perdemos líquidos através da urina, fezes, transpiração e respiração e quando estas excedem os aportes ingeridos a pressão osmótica aumenta e pode ocorrer desidratação celular. Por esse motivo é necessário recordar a importância de nos mantermos hidratados.

Comments