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CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS DE BEBER ÁGUA


Ajuda a perder peso - embora beber muita água por si só não emagreça, o líquido provoca saciedade e pode fazer com que você coma menos.

Melhora a pele - a água melhora a elasticidade e a hidratação da pele, dando uma aparência mais saudável e jovem.

Estimula o cérebro - a água é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Mesmo uma desidratação leve pode prejudicar a concentração, o raciocínio e a memória.

Melhora do desempenho físico - a água funciona como combustível para os músculos e células, aumentando a disposição e o desempenho nos exercícios.

Auxilia na digestão - o líquido ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, regula o intestino e previne a prisão de ventre.

Mantém os rins saudáveis - tomar bastante água é muito importante para que os rins funcionem corretamente. O hábito também ajuda na prevenção de pedras nos rins.

Combate doenças - a ingestão de água pode ajudar a reduzir congestões, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados.

Evita a desidratação - não beber água em quantidade adequada pode levar à desidratação, uma condição potencialmente grave cujos sintomas incluem boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.

QUANTA ÁGUA DEVO TOMAR POR DIA?

Você já deve ter ouvido falar que é necessário beber oito copos de água por dia. Mas o fato é que não existe uma fórmula única que serve para todos. A quantidade diária de líquidos que uma pessoa precisa ingerir depende de vários fatores, como idade, peso, nível de atividade física realizada e condições climáticas.

Por exemplo, você precisará se hidratar mais ao fazer exercícios ou em dias mais quentes, ou ainda quando tiver febre, vômito e diarreia. Idosos e gestantes também devem tomar mais água.

Em geral, a cor da urina pode ser usada como um indicador de hidratação. Urina amarela clara é a cor ideal. Mas é uma boa ideia perguntar para o seu médico quanto você deve beber diariamente, principalmente se estiver tomando medicamentos prescritos ou tiver um problema de saúde.

É POSSÍVEL BEBER ÁGUA EM EXCESSO?

Sim. Beber uma quantidade excessiva de água de uma vez só faz mal e pode até ser perigoso. Pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Portanto, não tente atingir a sua meta diária de ingestão de água de uma vez só. O consumo deve ser distribuído ao longo do dia, para não prejudicar o organismo e manter um padrão de hidratação.

COMO POSSO AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA AO LONGO DIA?

Em meio à rotina corrida, é fácil esquecer de beber água. Algumas dicas podem ajudar a tornar esse hábito mais frequente para que no fim do dia você tenha tomado o total necessário. Confira:

  • Garrafinha - deixe algumas garrafas de água geladeira e leve uma com você ao sair de casa, para facilitar o acesso quando estiver no trabalho, por exemplo. Isso também ajuda a monitorar quanto foi consumido.

  • Lembrete - programe o alarme do celular para tocar a cada duas horas para lembrar de se hidratar ao longo do dia. Você também pode baixar em seu smartphone aplicativos que ajudam nisso.

  • Refeições - uma maneira fácil de beber água regularmente é tomar um copo em cada refeição.

PRECISO BEBER ÁGUA PURA PARA GARANTIR A HIDRATAÇÃO?

Todas as bebidas que contêm água ajudam na hidratação, incluindo chá, café, leite, suco de frutas e refrigerantes. Mas o consumo deve ser moderado. Lembre-se de que bebidas que levam açúcar podem engordar e danificar os dentes. Aquelas com cafeína podem ter um efeito estimulante indesejado.

Portanto, dê preferência para água pura. Ela é livre de calorias e ajuda no controle de peso. Para quem tem dificuldade de beber água pura, uma dica é adicionar fatias de limão, abacaxi ou laranja para dar sabor.

Cerca de 20% da água que precisamos vem dos alimentos. Frutas, legumes e sopas estão entre os que mais têm água na composição.



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