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BENEFÍCIOS DA ÁGUA PARA SAÚDE



Muito já foi dito sobre os benefícios da água para a saúde. Como nosso corpo é predominantemente composto de água, beber água suficiente limpa e pura diariamente é essencial para todos os seres humanos. A água é vital para todas as funções corporais: circulação sanguínea, digestão, para manter músculos, ossos e pele, regular a temperatura corporal e muito mais. Mas engana-se quem pensa que os benefícios da água param por aí: não se hidratar corretamente causa impactos para a saúde física, assim como para a mental e emocional também. Além disso, a desidratação grave pode agravar o sobrepeso e aumentar o risco de doenças mais graves. Neste artigo abordaremos o que acontece se você não beber água suficiente diariamente e quais são os benefícios da água para a sua saúde. 7 benefícios da água potável para que busca uma vida mais saudável e feliz Manter seu organismo bem hidratado diariamente pode evitar uma série de problemas – e até fazer com que você economize dinheiro. Descubra a seguir: 1) Perda de peso Uma das grandes dificuldades que as pessoas enfrentam no controle do peso é entender exatamente quando está sentindo fome e quando a sensação é causada por ansiedade, tédio ou até sede. Por isso, antes de atacar aquele pacote de salgadinhos no meio da tarde, experimente tomar água primeiro – e observar como você se sente. Beber um a dois copos de água antes de uma refeição também ajuda a controlar melhor seu apetite, reduzindo aquela tendência de comer mais que o necessário. 2) Pele mais saudável e bonita Um dos maiores benefícios da água é o fato de ser um hidratante natural – e o mais barato também. Quanto menos água você bebe, mais seca fica a sua pele, já que ela funciona como um fator antienvelhecimento, reduzindo as rugas e mantendo a pele brilhante e sedosa. Manter o seu corpo hidratado pode fazer com que você economize tempo e dinheiro nos cuidados com a sua pele. 3) Aparência mais disposta Existem momentos de nosso dia a dia em que nos sentimos exaustos – mas não há de fato uma razão aparente para isso. A resposta pode estar no seu consumo de água. Menos água significa menor volume de sangue e menos circulação ao redor do cérebro. Como os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem devido à desidratação, os níveis de estresse tendem a aumentar. Então aproveite os benefícios da água para combater o estresse: beba um ou dois copos de água antes daquela reunião que promete ser tensa, na hora de contar para o parceiro que ralou a porta do carro ou na hora de pagar as contas, 4) Diga adeus à “aquela” barriguinha Um dos melhores benefícios da água é que ela mantém – e melhora – a digestão e a função intestinal. Manter seu organismo hidratado corretamente garante o funcionamento regular de seu intestino, evitando a constipação e o inchaço abdominal. Isso também garante mais disposição e bom humor para seu dia a dia. 5) Economia financeira Entre os benefícios da água está a economia financeira que você faz quando opta por ela no lugar de um refrigerante, álcool ou sucos artificiais. Sabemos que essa mudança de hábito não acontece da noite para o dia – mas fazer as contas pode impulsionar isso. Some o quanto você gasta com café: o custo médio de um café no Brasil é de R$ 4,50 a R$ 7 – e pode sair ainda mais se você é fã das grandes redes americanas que viraram moda por aqui ou prefere um bom café gourmet. Some isso às bebidas consumidas durante o almoço e lanchinho da tarde. Você poderia gastar seu orçamento anual de café em uma viagem de fim de semana e ainda ter algum dinheiro para trazer um imã de geladeira. 6) Aumento da produtividade A água tem o poder de deixar seu organismo mais desperto e alerta, o que reflete em suas tarefas diárias – em casa, no trabalho ou durante os estudos. Além disso, o consumo e água obriga as pessoas a permanecerem ativas – porque quando bate a vontade de ir ao banheiro, não há como escapar. Ao invés de passar longos períodos sentado em sua cadeira no escritório, você levanta, estica as pernas, descansa os olhos do monitor, anda um pouco – e reabastece sua garrafinha de água. 7) Combate às doenças Está provado que um dos benefícios da água é a redução de alguns sintomas e consequências de doenças como resfriados comuns ou tosse. O consumo regular de água também reduz o risco de constipação – como já mencionamos acima, que pode causar muito desconforto e até virar caso de cirurgia. A água também afasta o risco de desenvolver os temidos cálculos renais, um problema que atinge 10% de toda a população brasileira e que pode causar crises crônicas de dor que são extremamente dolorosas. Qual é o consumo de água certo? Falamos muito aqui sobre a importância de uma hidratação adequada – mas no que isso consiste de fato? Especialistas afirmam que o ideal é consumir entre 2L e 3L por dia – mas é importante analisar alguns fatores para garantir o volume certo de consumo:

  • Volume de atividade física: quanto mais a pessoa se exercita, mais precisa repor sua hidratação;

  • Clima: temperaturas mais quentes e regiões com baixa umidade do ar demandam um consumo maior de água;

  • Hábitos alimentares: pessoas que consomem sal em grandes quantidades precisam de mais água para garantir o equilíbrio certo no organismo;

  • Quadro clínico: pessoas com febre, vômito ou diarreia precisam ingerir quantidades maiores de água para repor o que foi perdido pelo organismo.

Outra maneira de avaliar se sua hidratação está adequada está na cor e odor da sua urina:

  • Escura ou colorida, com cheiro forte: sinal de desidratação;

  • Pálida ou sem cor, sem cheiro: indica hidratação adequada.


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