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BEBER ÁGUA NO INVERNO - porque isto é importante?

Se a vontade de comer vem toda hora no frio, a de beber água muitas vezes passa longe. Mas para quem quer se manter saudável no inverno e ficar com a dieta em dia não basta resistir às tentações desta época: durante a estação oficial da preguiça também é preciso beber muita água.

A endocrinologista Karina Usui alerta que, para perder peso, o corpo precisa estar hidratado.

— Sem líquido, o corpo não funciona como deve, e, além do baixo desempenho durante os exercícios, a musculatura não consegue queimar calorias de forma eficiente. O esforço será muito maior do que o benefício real — explica a médica.

Segundo Karina, apesar de suar menos no inverno, a quantidade de líquido recomendada para consumo diário é de 1,5 litro a 2 litros de água — mesmo sem sede. Quem faz esportes deve redobrar a atenção por causa da transpiração.

— Não deixamos de transpirar no frio, pois o corpo precisa gerar calor, o que nos faz suar. Além das roupas quentes — diz a médica.

O educador físico Thiago Vaz, treinador do clube de corrida da Nike, confirma que beber água é regra, independentemente do volume de treino:

— O recomendado é ingerir 300ml de água a cada meia hora de atividade e 500ml de isotônico no final quando a intensidade for de moderada a intensa.

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